Se existe um jogador de futebol que possui identificação com o time que joga, este é Raphael Veiga. O meio-campista da Sociedade Esportiva Palmeiras é um dos maiores ídolos da história do clube e vem participando de grandes conquistas nos últimos anos, como o bicampeonato consecutivo da Copa Libertadores da América em 2020 e 2021. 

Torcedor do Palmeiras assumido, ele não esconde que jogar pelo time ítalo-brasileiro é a realização de um sonho de infância, e que deseja permanecer no clube por muito tempo. Hoje você irá conhecer mais sobre a história, trajetória e estatísticas de um dos maiores jogadores brasileiros da atualidade – que muitos consideram até mesmo injustiçado por não estar na seleção canarinha na Copa do Mundo do Catar.

Biografia de Raphael Veiga

Raphael Cavalcante Veiga nasceu na cidade de São Paulo, no dia 19 de junho de 1995. Iniciou sua carreira no futebol na capital paulista, e desde o início precisou lidar com obstáculos e desafios. Seu sonho era atuar como goleiro, tendo como inspiração Marcos, ídolo do Palmeiras. Por ironia do destino, o jogador deu seus primeiros passos não no clube palestrino, o qual sempre foi torcedor, mas no seu maior rival, o Corinthians.

Ele passou no teste para goleiros, mas logo foi dispensado pela sua baixa estatura (Veiga tem 1,78m). Sem se deixar abater, o futuro jogador fez novamente um teste no Corinthians, desta vez como jogador de linha, e foi aceito mais uma vez. Permaneceu nas categorias de base alvinegra por dois anos, até ser dispensado.

Depois de uma pequena pausa na carreira, voltou a atuar nas categorias de base de outros clubes, como o Fundação e o Mercedes-Benz, até ingressar no São Paulo. O jovem Raphael Veiga via ali mais uma oportunidade de iniciar profissionalmente em um grande clube, mas logo teve que abrir mão de jogar pelo tricolor paulista por morar muito longe e não ter dinheiro suficiente para o transporte. 

Ele ainda passaria pela Portuguesa até parar de atuar novamente. Quase desistindo da carreira, ele foi “encontrado” por um antigo treinador que o viu jogando num final de semana de férias na praia e o convidou para atuar no Audax, onde passou no teste em 2010 e jogou por 4 temporadas nas categorias de base.

Carreira no Coritiba

Atuando pelo Audax de Osasco, o jogador foi visto por um funcionário do Coritiba e o mesmo lhe fez um convite para atuar no clube paranaense. Veiga aceitou a proposta, chegando em 2013 para o novo clube. 

Após um começo tímido, foi um dos destaques do clube na conquista do Campeonato Paranaense Sub-18 de 2015, conquistando a artilharia da Taça Federação Paranaense de Futebol da mesma temporada.

No ano seguinte, em 2016, foi integrado ao time profissional do Coxa pelo técnico Gilson Kleina.  Começava, desta forma, a trajetória rumo ao estrelato de Raphael Veiga. O meio-campista fez sua estreia pelo Coritiba na vitória por 3 a 0 sobre o Avaí em partida disputada pela extinta Copa da Primeira Liga (torneio que envolvia clubes dos estados do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro).

A estreia do Campeonato Brasileiro de 2016 aconteceu na vitória de 1 a 0 sobre o Santa Cruz, sendo muito elogiado pelo seu desempenho. No mesmo ano teve sua transferência confirmada ao Palmeiras. Ao todo, fez 24 partidas e anotou 3 gols pelo Coxa. 

Primeira passagem de Raphael Veiga pelo Palmeiras

Veiga terminou o Brasileirão 2016 como uma das revelações do campeonato, o que impressionou os dirigentes do Palmeiras, seu clube de coração. Após mais de 10 anos buscando a oportunidade de jogar pelo clube que torcia, finalmente o jovem jogador encontrou seu momento, assinando contrato com o time palestrino com vínculo até dezembro de 2021. 

O primeiro gol de Raphael Veiga pela equipe alviverde aconteceu em uma partida contra a Chapecoense, válida como um amistoso, onde as duas equipes entraram em campo após o acidente aéreo na Colômbia.

Empréstimo ao Athletico Paranaense

Apesar da grande expectativa, Raphael Veiga não estava nos planos do técnico Roger Machado, que o liberou para empréstimo ao Athletico Paranaense como forma do jogador obter mais experiência em campo. Atuou ao longo da temporada 2018, onde foi campeão da Copa Sul-Americana de 2018. Com boa participação, foi chamado de volta para o clube alviverde.

Retorno ao Palmeiras

Retornou à Sociedade Esportiva Palmeiras em 2019 onde, aos poucos, ganhava cada vez mais espaço e destaque nas partidas realizadas. Foi na temporada 2020 que o meio-campista alcançou o status de ídolo do clube, tendo papel fundamental na conquista da Tríplice Coroa (Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América).

Gols importantes pelo clube

Apesar do Palmeiras não ter conquistado o título da Supercopa do Brasil de 2021, Veiga anotou os dois gols que levaram ao empate com o Flamengo no tempo regulamentar e ainda converteu sua cobrança nas penalidades. O verdão acabou sendo derrotado, mas a atuação do meio-campista entrou para a história.

Em junho de 2021, em partida contra o Grêmio no Allianz Parque válida pelo Campeonato Brasileiro, Veiga marcou um gol com apenas 15 segundos de jogo, conquistando o recorde de gol mais rápido da história do estádio. Em novembro do mesmo ano, Veiga fez o primeiro gol do Palmeiras na Final da Copa Libertadores da América, vencida pelo Palmeiras por 2 a 1 e que resultou no tricampeonato da equipe.

Em fevereiro de 2022, Veiga anotou 2 gols no Mundial de Clubes da FIFA. O primeiro foi na semifinal contra o Al-Ahly, do Egito, na vitória por 2 a 0. O segundo gol foi uma cobrança de pênalti convertida no tempo regulamentar na final contra o Chelsea, na qual o Palmeiras acabaria sendo derrotado por 2 a 1. 

Raphael Veiga do Palmeiras: um dos maiores ídolos da história do clube

Raphael Veiga é, sem dúvida alguma, e apesar de sua idade ainda jovem, um dos maiores jogadores que já passaram pela Sociedade Esportiva Palmeiras. Com contrato renovado até 2026 e recuperado da lesão que o tirou dos campos no segundo semestre de 2022, o meio-campista tem tudo para construir uma carreira ainda maior pelo clube que o consagrou, e ele não esconde seu desejo de fazer história por muitos anos no alviverde paulistano.

Atualmente, Veiga ostenta a marca de jogador com maior número de gols em finais pelo Palmeiras na história, com nove gols. Ele também é o maior artilheiro do clube na Copa Libertadores da América com 14 gols marcados.

Ao longo de 5 temporadas, Raphael Veiga tem 210 partidas realizadas pelo Palmeiras, com 64 gols marcados e 7 títulos conquistados. Já o número de prêmios individuais enquanto jogador palestrino é ainda maior, com 10 conquistas.