Você já ouviu falar nos esportes de invasão? Não? Tudo bem, isso é relativamente comum. Mas posso garantir que você conhece, e muito provavelmente já tenha praticado um desses esportes, mesmo sem saber que ele se enquadrava nesta categoria. 

Neste conteúdo, você irá conhecer o que são esses esportes, o porquê deles serem considerados como “de invasão” e algumas das mais famosas modalidades deste grupo.

O que são os esportes de invasão?

Os esportes que compõem este grupo recebem este nome pelo fato de envolverem disputas territoriais entre duas equipes. Em outras palavras, cada equipe possui um lado do campo para defender e outro para atacar. Na maioria das vezes, o objetivo é superar a defesa adversária para atingir um objetivo, como marcar um gol, uma cesta ou um ponto. 

Outra característica essencial e comum a todos os esportes de invasão é a condução de um “objeto” pela quadra. Geralmente, trata-se de uma bola (específica para cada esporte) ou outros itens, como um disco que desliza pelo campo. É com este objeto, que a equipe busca conduzir até a meta adversária, que a pontuação é possível. 

Os esportes de invasão atraem muitos adeptos e fãs por envolver tanto esforço físico quanto estratégia mental. Afinal, os atletas precisam encontrar o ponto certo entre o ataque e a defesa para poder conquistar seu ponto sem colocar seu campo em risco. Não à toa, muitas pessoas comparam esportes como o futebol, basquete e o vôlei – provavelmente os maiores exemplos de esportes de invasão – como um xadrez humano.

A seguir, vamos conhecer melhor alguns exemplos famosos e outros menos conhecidos entre os brasileiros. 

1- Futebol

É o esporte mais popular do mundo, seja em número de adeptos, seja em número de torcedores. O futebol moderno surgiu na Inglaterra no século XIX, durante a Era Vitoriana. Mas existem registros milenares que remontam a práticas semelhantes na China e na Grécia Antiga. 

Por ser um jogo muito dinâmico e não contar com pausas no cronômetro, muitas pessoas não imaginam o quanto de estratégia, técnica e estudo estão presentes em uma partida de futebol. Mas acredite, tudo o que acontece em campo é pensado ao máximo. 

Isso pode ser notado, por exemplo, nas formações táticas. Um time pode entrar em jogo com uma estratégia defensiva, como o 4-4-2, ou optar por dinamizar o meio de campo e criar mais perigo para o time adversário, como o 3-5-2. 

Cada opção envolve uma vantagem e outra desvantagem. Por isso mesmo, uma partida de futebol nunca será igual a outra, mas será sempre emocionante. 

2- Basquete

O basquete é outro exemplo de esporte de invasão que conta com muita intensidade e dinâmica. No entanto, por ter um número menor de jogadores em uma quadra pequena, fica mais visível a sensação de estudo e estratégia em cada jogada e movimentação. 

Outra característica do basquete é a estatura dos jogadores. Assim como no vôlei, atletas muito altos possuem vantagem física e estratégica para efetuar marcação e movimentação, o que reforça a ideia dos esportes de invasão serem verdadeiros xadrezes humanos. 

3- Hóquei no gelo

Em um país tropical como o Brasil, não é de se estranhar que muita gente nem saiba que exista um esporte chamado hóquei no gelo. No entanto, ele é muito popular em países do Hemisfério Norte, onde a convivência com o frio e a neve são comuns, e, claro, também é integrante dos esportes de invasão. 

Como o nome sugere, no lugar de uma quadra ou gramado convencional, temos o gelo. De cada lado, duas equipes de seis jogadores disputam uma partida dividida em 3 tempos de 20 minutos cada. O objetivo é arrastar um pequeno disco, chamado de puck, até o gol adversário. 

O Hóquei no gelo se diferencia de outras categorias irmãs, como o hóquei na grama, pelo excesso de contato físico. Não é raro jogadores se derrubando em velocidades assustadoras. Outro elemento é que tudo isso é realizado com patins de neve, que exigem muita força e equilíbrio.