Até o início da Copa do Mundo, em novembro, o treinador Tite ainda não concluiu a lista oficial de jogadores da seleção brasileira que representarão o Brasil no Catar. Dessa forma, alguns nomes têm sido monitorados e estão no radar da seleção, com possibilidade de serem convocados ao longo dos próximos meses. 

De todas as posições do campo, o ataque parece ser o setor no qual Tite ainda mantém em aberto suas opções de escolha. Isso porque, à exceção de Neymar, Raphinha, Richarlison, Vini Júnior, considerados unanimidades, outros nomes seguem na disputa para serem convocados. 

Agora no Arsenal, Jesus busca nova chance na Seleção Brasileira

Camisa 9 da seleção brasileira na última Copa do Mundo, Gabriel Jesus tem trabalhado duro para calar os críticos e, consequentemente, convencer o técnico Tite pela sua convocação. 

Com a ascensão de Richarlison, inclusive assumindo a camisa 9 nos últimos amistosos e eliminatórias, Gabriel Jesus ficou de fora em algumas convocações, mas voltou a ser lembrado por Tite para os amistosos diante do Japão e Coreia do Sul — neste anotando o último gol na goleada por 5 a 1.

Na expectativa pela sua segunda Copa, o atacante, visando a titularidade, já que era, na maioria das vezes, reserva no Manchester City, se transferiu para o Arsenal após cinco temporadas nos Citizens. 

Mesmo em pré-temporada, o brasileiro já balançou as redes pela segunda vez consecutiva com a camisa do novo clube, inclusive sendo elogiado pelo treinador Mikel Arteta. “Ele cria caos. Caos e incerteza. Ele está sempre nas suas costas, sempre tentando roubar a bola de você. Está sempre na frente do gol. Ele é uma ameaça real, e é isso que nós precisamos”. 

Além de Gabriel Jesus, dupla do Arsenal está no radar de Tite

Antes mesmo de Gabriel Jesus reforçar o Arsenal, outros dois “Gabriéis” já estavam na mira da seleção brasileira. Tratam-se do zagueiro Gabriel Magalhães, de 24 anos, e do atacante Gabriel Martinelli, de 21 anos. 

O defensor já foi convocado quatro vezes, sendo cortado em uma delas, e vive a expectativa de fazer sua estreia pelo Brasil. Titular absoluto dos Gunners na última temporada, Magalhães é visto como uma ótima opção para compor o elenco, que já conta com Marquinhos, Thiago Silva e Éder Militão como unanimidades. 

Já Gabriel Martinelli, por sua vez, foi convocado pela primeira vez em março deste ano e, desde então, tem chamado a atenção. Ele entrou no decorrer dos jogos contra o Chile e Bolívia, ainda pelas Eliminatórias, e não entrou em campo no amistoso diante do Japão. Com apenas 21 anos, o atacante enfrenta a concorrência de outros jogadores da seleção brasileira, como Antony e Rodrygo. 

Dupla do Palmeiras, Raphael Veiga e Danilo correm por fora

No futebol brasileiro, o meio-campista Raphael Veiga e o volante Danilo, do Palmeiras, são nomes avaliados pela comissão técnica do Brasil, mas não devem fazer parte da lista final de convocados pelo técnico Tite. 

Isso porque Danilo, convocado para os amistosos contra a Coreia do Sul e Japão, sequer entrou em campo. Já Veiga, em alta no Palmeiras e no melhor momento da carreira, ainda não foi chamado para fazer parte da seleção brasileira. Questionado sobre o assunto, Tite aponta a concorrência como principal fator para não convocá-lo, destacando nomes como Neymar e Philippe Coutinho.

Antes da Copa, Brasil encara a Argentina em jogo adiado

O último compromisso da seleção brasileira antes da Copa do Mundo, no Catar, será em decorrência de uma partida interrompida. O episódio em questão aconteceu no dia 5 de setembro do ano passado, quando agentes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspenderam o confronto entre Brasil e Argentina. 

O motivo, à época,  diz respeito aos jogadores argentinos, que haviam entrado no país violando as regras sanitárias da COVID-19. Desde então, a FIFA determinou que este confronto fosse suspenso, mas, há poucos meses, a entidade deu o prazo de até 22 de junho para que a CBF informasse em que estádio a partida seria disputada.

Sendo assim, a nova data para esta partida está prevista para 23 de setembro, conforme solicitado por Juninho Paulista, coordenador da Seleção. O palco, assim como antes, será no estádio do Corinthians. 
Ainda que o jogo não seja relevante em termos de pontos, com as seleções já classificadas, o confronto é visto como um dos últimos testes da equipe de Tite antes da Copa do Mundo, além de ser uma oportunidade aos jogadores da seleção brasileira e outros que estão no radar de Tite.