É muito comum que, para algumas pessoas, surja a dúvida e a curiosidade de saber qual o esporte mais antigo do mundo. Afinal, até os dias atuais praticamos atividades físicas que remontam a milênios, e saber sobre sua origem e história é realmente fascinante.

No entanto, essa pergunta é bastante desafiadora de ser respondida, e é necessário fazer uma série de convenções para chegarmos a um consenso. A seguir, você irá descobrir mais sobre essa questão. Confira!

Como definir o esporte mais antigo do mundo?

Os historiadores ficam intrigados ao se depararem com esta pergunta. Até porque, antes de mais nada, é necessário definir o que é um esporte – e isso, por si só, já é bastante desafiador. 

Afinal, desde que o Homo sapiens existe (e podemos estender essa reflexão  até mesmo para as espécies anteriores de hominídeos) homens e mulheres praticam atividades físicas como correr, lutar, caçar e nadar. Mas a ideia de competir entre si surge muito tempo depois. E se não há competição, a atividade física continua sendo esporte? 

Se a resposta for afirmativa, então a única resposta plausível para a pergunta do título é: impossível saber. Afinal, todas as atividades mencionadas acima são realizadas muito antes de qualquer tipo de registro arqueológico ou escrita. 

O mais longe que podemos chegar é a partir das pinturas rupestres deixadas pelos homens da caverna durante a Pré-História. Desenhos nas paredes de grutas registram a atividade da caça não mais exclusivamente para alimentação. Com o surgimento dos primeiro tipos de sociedades com alguma forma de organização social, surge também a caça para fins religiosos e cerimoniais.

Agora, se criarmos a convenção de que esporte é uma modalidade organizada e estruturada com regras e princípios, então aí sim podemos navegar ao longo da história e descobrir o primeiro de todos os esportes. 

O Atletismo na Grécia Antiga

Apesar de não ser exatamente um consenso acadêmico, a maioria dos historiadores que se dedicam a estudar os esportes afirmam que o Atletismo é o esporte mais antigo da história. Realizado durante os Jogos Olímpicos a partir de sua primeira edição oficial, em 776 a.C., a modalidade premiava os vencedores com uma coroa de louros – e, claro, muita fama e status decorrentes.

Os jogos aconteciam no contexto da Grécia Antiga e suas cidades-estados que ora eram aliadas e ora combatiam entre si – com destaque para Atenas e Esparta. As Olimpíadas recebem este nome por terem lugar na cidade de Olímpia.

Segundo a tradição mitológica, os jogos de Olímpia foram criados por Héracles (Hércules em Latim), filho de Zeus com uma mortal. Hércules foi obrigado pela deusa Hera (esposa de Zeus, deusa da maternidade e fidelidade conjugal) a cumprir 12 trabalhos considerados impossíveis. O quinto deles consistia em limpar os currais do rei Áugias, na cidade de Olímpia, que continha milhares de animais e não era limpo havia décadas. 

Após conseguir realizar o incrível feito, Héracles decidiu criar um festival esportivo na cidade de Olímpia em homenagem a seu pai, Zeus, e assim surgiram os jogos olímpicos – que eram realizados em homenagem ao deus supremo do Panteão Grego e tinham início com um rito de sacrifícios de animais a Zeus.

O Atletismo é considerado o primeiro esporte organizado do mundo – apesar de não ser o único realizado durante as Olimpíadas da Antiguidade – pelo fato do primeiro vencedor de uma prova em Olímpia ter sido Corobeu, em 776 a.C., em um desafio de corrida.

Outros esportes das Olimpíadas da Antiguidade

Além do Atletismo, que consistia em corridas, saltos e arremessos de dardos (e segue assim até os dias atuais), as Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga também contavam com outras modalidades:

Polo

O polo, apesar de não ser um esporte olímpico, também se encontra entre os jogos mais antigos do mundo. Os primeiros relatos encontrados remontam ao Império Persa, cerca de 2000 anos atrás. A nobreza persa organizava jogos nos quais dois times, montados em cavalos, deveriam tentar superar uma a outra marcando pontos ao deslocar uma bola com tacos de madeira em direção ao gol adversário. 

O esporte difundiu-se pela Ásia na Antiguidade, chegando até as centenas de reinos dentro da Índia. Quando os britânicos conquistaram a região, tiveram contato com o esporte e, a partir dele, criaram uma versão moderna, semelhante e com novas regras.

Eles foram os responsáveis por difundir a modalidade ao redor do mundo, primeiro na Europa e depois nos continentes americano e africano. 

Futebol

Aqui temos outra grande controvérsia histórica. O futebol moderno originou-se “apenas” no século XIX em seu formato moderno. O berço do esporte é a Inglaterra, com o mass football, uma disputa onde dois grandes  grupos de jogadores da cidade de Chester tentavam fazer uma bola passar pelos portões da cidade.

No entanto, algumas pessoas afirmam que os verdadeiros ancestrais do futebol são muito mais antigos. Esportes parecidos já eram praticados na China, por volta, pasmem, do ano 2500 a.C.. Neste jogo, soldados chineses utilizavam as cabeças dos inimigos derrotados como bola, dividindo-se em dois times com o objetivo de levá-las ao gol adversário.

Outro possível ancestral, e também muito antigo jogo, é uma modalidade disputada entre os Maias séculos atrás. Neste jogo, duas equipes disputavam o controle de uma bola e tentavam acertar um aro fixo movimentando-a com o quadril. Uma curiosidade trágica e violenta sobre este jogo é que o capitão do time derrotado era morto e sacrificado em rituais religiosos. 

Hurling

Praticamente desconhecido no Brasil, o Hurling é um esporte nacional na Irlanda, com uma história que remonta há mais de incríveis 3000 anos. Com semelhanças ao hóquei na grama, o jogo consiste em duas equipes nas quais os jogadores utilizam um bastão para tentar acertar a bola no poste de gol do time adversário.

No entanto, o Hurling conta com regras, medidas e equipamentos exclusivos, que o diferenciam de todos os demais esportes do tipo. Ao contrário do futebol, seu antepassado milenar possui, de fato, uma linha histórica direta com o esporte atual.