Que rugby e futebol americano tem suas semelhanças não há como negar. Em ambos, por exemplo, a bola é oval e o objetivo consiste em levar a bola até o final do campo, isto é, a “end zone” para pontuar, entre outras similaridades. São as diferenças, no entanto, que tornam cada modalidade única. 

As principais diferenças entre rugby e futebol americano vão desde a quantidade de jogadores até os equipamentos utilizados. Abaixo, então, confira todos os detalhes de cada um desses esportes. 

Saiba a quantidade de jogadores no Rugby e Futebol Americano

Antes de entender a quantidade de jogadores de cada modalidade, vale dizer que, no caso do rugby, há duas variáveis: o Rugby Union, o mais comum, é disputado com 15 jogadores. Por sua vez, na modalidade reduzida pode ser jogada com sete participantes, com sete substituições disponíveis sendo duas destinadas para os jogadores especialistas. 

Outra curiosidade sobre alterações no rugby são as substituições temporárias em caso de sangramento, isto é, quando o jogador é retirado de campo e possui 15 minutos para estancar o sangue e retornar para o jogo. 

No caso do futebol americano são onze atletas para cada lado. A diferença, entretanto, consiste se a equipe está ou não com a bola. Com a bola são 11 atacantes; sem a bola, então, os atacantes são substituídos por onze defensores, visto que o número de substituições em uma partida é ilimitado, o que permite que mais de 30 jogadores possam participar de um mesmo confronto. 

Proteção dos atletas: como é no rugby e no futebol americano

Uma das principais diferenças entre os esportes está justamente nos equipamentos utilizados. No rugby as proteções são feitas de tecido, espuma ou borracha. Nos pés os jogadores, assim como no futebol, utilizam chuteiras. Além disso, é obrigatório que todos os atletas usem protetores bucais e um shoulder pad, que funciona como uma espécie de colete. 

Já no caso do futebol americano pode-se afirmar que a proteção é mais rígida. Os jogadores obrigatoriamente usam protetores nos ombros e tórax, além do capacete. Protetores nas coxas e quadris também são recomendados. 

Tempo de jogo e tipos de bola usadas em cada esporte 

Ainda que o formato (oval) seja comum, a bola do rugby varia de 28 a 30 centímetros, com uma circunferência de até 77 centímetros. A pressão da bola gira em torno de 65,71 e 68,75 kilopascals, que é a medida utilizada para medir a pressão. 

A bola do futebol americano é menor e menos arredondada: geralmente 30 centímetros de comprimento por 18 centímetros de largura. Além disso, a bola é mais leve, com uma costura diferenciada que auxilia a melhorar o atrito e em passes mais longos, pesando cerca de 200 gramas.

No que diz respeito à duração de jogo, o futebol americano é praticado em quatro quartos de 15 minutos cada. No rugby são dois tempos de 40 minutos, sem a possibilidade de parar o cronômetro com pedidos de tempo. 

O que são as penalidades no rugby e futebol americano 

As penalidades, tanto no futebol americano quanto no rugby, estão relacionadas a infrações, mas cada uma com suas próprias regras diferentes de jogabilidade e prática esportiva. 

A principal diferença está no sistema de cartões: enquanto não existem cartões no futebol americano, no rugby os atletas podem levar cartão amarelo, que consiste na suspensão do jogador em questão por dez minutos, ou cartão vermelho, gerando a expulsão permanente. 

Vale mencionar que, no rugby, após uma penalidade é possível ser gerado um novo scrum, onde os jogadores dos dois times ficam em formação inicial, um punt, que é um chute longo para o adversário sem deixar a bola tocar antes no chão, ou um pênalti. Já no futebol americano as faltas resultam em perda de downs ou de jardas, além de punições verbais, se necessário, pelo árbitro. 

Campos específicos e grama sintética em cada modalidade

Outra curiosidade interessante de cada esporte é sobre o campo. Os atletas de rugby atuam em campos com 100 metros de comprimento por 70 metros de largura, com divisões em cinco linhas paralelas chamadas de “in-goal”. 

No futebol americano o campo é mais complexo por conta das jardas. Sendo assim, os campos possuem marcações de 100 jardas por 53 e ⅓ jardas, que, em metros, seriam 91,44m por 48,76 metros de largura. No geral os campos são divididos em 20 zonas, com 5 jardas cada, além das “end zones” nos extremos dos campos, conhecidas como zonas de pontuação. 

Apesar de algumas diferenças, o rugby e futebol americano têm a grama sintética em comum. Isso porque esse tipo de grama, resistente à tração, ajuda a absorver o impacto e facilita os movimentos dos jogadores.