Os cavalos são animais incríveis, quem não ama assistir esses equinos em ação? Desde a antiguidade a corrida de cavalos é um espetáculo apreciado por diversos países. O esporte como conhecemos atualmente teve sua origem na Inglaterra, porém há relatos desde o Egito Antigo, e também em outras regiões, como na Roma, Grécia, China e Síria.
Como na maioria dos esportes, a corrida de cavalos com o passar do tempo ocorreu algumas alterações, tanto nas regras, como na forma de cuidar dos equinos. Os cavalos na era antiga ainda eram selvagens, mas com o passar do tempo as populações foram os domesticando, para que pudessem ter um transporte mais rápido, transportar cargas com mais agilidade e utilizá-los em guerras.
Nos tempos arcaicos a nobreza sempre procurava um meio de se entreter, como por exemplo o pancrácio, teatro, música, luta de gladiadores e os jogos olímpicos.E após os equinos terem sido domesticados, foram utilizados também como forma de entretenimento, e alguns nobres começaram a realizar as corridas de cavalos.
E na antiguidade as modalidades mais comuns desse esporte eram as corridas com carruagens, na Grécia antiga, e a corrida com cavalos nas ruas principais da cidade, no Império Romano.
O desporto como conhecemos atualmente teve sua origem na Inglaterra em 1689, quando os ingleses pensaram em como melhorar seus cavalos. Resolveram cruzar os cavalos árabes, que são conhecidos por sua resistência, velocidade, inteligência e agilidade com os cavalos africanos, conhecidos pela sua força, temperamento calmo, resistência e que conseguem se adequar em diversos terrenos e situações.
A partir desse cruzamento de raças obtiveram a origem do cavalo puro sangue inglês, o qual foi essencial para o turfe, outra nomenclatura para se referir a corrida de cavalos. E dessa forma com equinos fortes, resistentes e velozes o desporto foi se adequando à forma que conhecemos hoje, com diversas modalidades.
A corrida de cavalos tem diversas categorias para entreter o público de formas diferentes, cada prova com regras diferentes, e para você conhecer melhor vamos abordar algumas das principais modalidades.
A corrida de enduro consiste em uma prova de resistência para os cavalos, pois são percursos que podem variar de 20 a 160 quilômetros de distância, e nessa prova os equinos são montados por seus jockeys ou cavaleiros.
As duas modalidades do enduro são a livre e a controlada, na primeira ganha quem chegar mais rápido na linha de chegada, ressaltando que há pausas na corrida para o descanso dos cavalos e cavaleiros.
Já na controlada estipula-se um tempo limite para terminar o percurso, e o vencedor é quem chegar antes do tempo acabar ou quem ficou mais próximo de finalizar o percurso.
É uma das modalidades mais tradicionais, onde os cavalos correm normalmente em uma pista plana e oval em alta velocidade, sem obstáculos, e podem atingir até 70 quilômetros por hora dependendo do equino.
Os cavalos correm atrelados a uma carruagem que carrega um piloto. A corrida pode ocorrer em pistas ovais ou retas.
Nesta prova o cavalo corre enquanto pula por obstáculos, como cercas e valas com água. Os obstáculos podem ser fixos ou móveis.
Ao invés de correr livremente, os cavalos correm em um ritmo específico, que é denominado de pace.
O valor varia pois depende de alguns fatores, como do criadouro e principalmente da raça do cavalo. O preço médio é entre 10 mil a 300 mil reais, mas já foram registrados valores que chegaram a milhões. Agora que você já sabe quanto custa um cavalo de corrida, vamos falar um pouco sobre as apostas nesse esporte.
O turfe é um dos principais desportos para quem gosta de apostar, pois além da emoção existem diversas formas de fazê-lo, que são:
Esperamos que com esse texto você tenha entendido melhor a história e como funciona a corrida de cavalos, um esporte que é prestigiado ao longo dos tempos pelo mundo todo e que exige preparação e muita dedicação com o equino.
E falando em esportes famosos, conheça também os esportes mais praticados do mundo. Boa leitura!