Quando assistimos a uma partida de boxe, certamente conseguimos observar diversos socos ao longo dos rounds, mas você já se perguntou quais são os golpes do boxe utilizados naqueles momentos da luta?

Nesse artigo você vai entender melhor o que é o boxe, conhecer os golpes, e também vamos te ensinar a teoria por trás de como executá-los. Então se aqueça, prepare as luvas e tenha uma boa leitura!

O que é o boxe

É um esporte de luta. Nele,  dois atletas se enfrentam desferindo golpes com os punhos envolvidos por luvas específicas para boxe. O combate acontece dentro de um ringue cercado por cordas.

Normalmente a luta termina em duas situações. A primeira é por nocaute, quando um lutador derruba o adversário, e ele não consegue se levantar até a contagem regressiva do árbitro terminar.

A segunda é por decisão dos juízes. Neste caso, não ocorre um nocaute e eles analisam os pontos que o lutador ganhou por cada round.  Quem ganha mais rounds vence.

Apesar de raro pode ocorrer um empate, quando:

Sendo assim, todos os golpes do boxe desferidos pelos atletas, geram uma pontuação.   Quanto mais forte e melhor encaixado, mais pontos o lutador ganha. As esquivas realizadas também contam para a formação do placar.

Vale lembrar que quando o lutador comete uma falta, ele sofre uma penalidade e perde pontos por isso. Aqui estão algumas atitudes que são proibidas no boxe:

E caso você queira saber mais sobre o esporte, conheça as regras do boxe e sua história.

Bases e golpes do boxe

Agora que você já conhece um pouco melhor o esporte, está na hora de aprender a base utilizada pelos lutadores e os golpes do boxe.

A base é a forma em que o lutador vai se posicionar, e, no boxe tradicional, ela é diferente para para destros e canhotos.

Base destro

Utilizada por lutadores destros, que têm a mão direita como a forte. 

O pé esquerdo fica à frente do corpo e o pé direito atrás. Dessa forma, com o movimento dos ombros e quadris, os golpes com a mão direita são desferidos com mais força.

Base canhoto

Utilizada por lutadores canhotos, que têm a mão esquerda como a forte. É o inverso do a base utilizada pelos destros.  O pé direito fica à frente do corpo e o esquerdo atrás. Assim os golpes com a mão esquerda são deferidos com mais força.

Postura

Começando pelos pés, eles devem ter uma distância nem muito curta ou longa demais entre eles. Para adotar a postura, imagine uma linha passando por baixo de você de norte a sul. Agora, deixe o seu dedão do pé da frente rente à linha imaginária, e seu pé de trás com o calcanhar rente a ela. 

Os joelhos devem ser levemente flexionados, para melhor mobilidade e desenvoltura dos golpes. As costas também devem ser levemente inclinadas para a frente.  Dessa forma você pode atacar e se esquivar com mais agilidade.

Por fim, as mãos ficam rentes ao queixo. A  mão forte do lutador fica para trás e a fraca à frente , um pouco acima da mão forte.

Lembre-se que a prática leva a perfeição, então praticar os movimentos alinhados com exercícios físicos, vão te ajudar a criar mais resistência e desferir melhor os golpes.

Golpes

Agora que você já sabe como se posicionar, vamos listar os golpes do boxe com a explicação de como realizá-lo: 

Jab

É um soco desferido com a mão à frente da guarda, e por conta disso acaba sendo o golpe mais rápido do boxe. Em contrapartida, também é o mais fraco, por ser a mão fraca do lutador.

Nesse golpe se faz um giro com o quadril, sendo acompanhado com um giro do ombro. O giro deve ser completo até que o ombro fique centralizado à frente do boxeador.

Após o golpe é importante que o lutador volte a guarda o mais rápido possível, para não ficar exposto.

O cotovelo deve se manter para baixo, dessa forma os movimentos serão mais ágeis e certeiros.

Direto

É o soco mais forte do boxe, sendo executado com a mão forte do lutador.

É realizado um giro com o quadril e depois com o ombro.   Mas nesse golpe o giro do quadril será maior do que no jab, e vindo de mais longe. Por isso, a rotação, a distância e a força da mão forte do lutador tendem a desferir  um golpe poderoso.

Também diferentemente do  jab, é possível notar que o braço fica mais esticado, e a guarda também mais aberta, então caso o oponente se esquive, é bem provável que ele consiga realizar um contra ataque.

Cruzado

É um golpe de curta distância pela lateral. Uma boa base e flexionar bem as pernas podem ajudar a obter um cruzado mais forte.

Deve ser feita uma rotação de ombro junto com o quadril, concentrando a força para o lado e não para frente.

Dar um passo para o lado aumenta a eficácia do golpe, pois a perna segue a rotação do ombro e quadril, e o corpo todo será  projetado para o lado concentrando mais força.

Uppercut

O golpe é desferido de baixo para cima, sendo bastante utilizado para tentar quebrar a guarda do oponente. Ele tem como alvo o queixo, e quando é bem executado aumenta a probabilidade de gerar um nocaute.

O movimento da perna ajuda o lutador a ter mais impulso, e dessa forma o golpe fica mais forte. A perna se flexiona um pouco mais para pegar o impulso junto do braço do boxeador que vem de baixo.

Gancho ou Hook

É semelhante ao cruzado, porém com um ângulo mais aberto. Com esse golpe podemos atingir tanto a lateral da cabeça como o dorso do adversário.

No dorso pode se mirar na costela ou no estômago, e, nesse caso, o maior movimento é feito com o ombro, para evitar ficar exposto a contra ataques.

De forma semelhante ao cruzado, com uma perna corretamente flexionada, juntamente de uma rotação de ombro e quadril em formato de semicírculo, pode se executar um golpe muito efetivo na lateral da cabeça do adversário. É importante lembrar que esse golpe deve ser realizado de curta a média distância.

E encerramos nosso treino por aqui. Esperamos que você tenha conhecido melhor os golpes do boxe para poder praticar! Caso queira saber mais sobre as artes das lutas, veja nosso artigo sobre o que é MMA? Conheça sua história, regras e curiosidades.