Para quem deseja jogar, conhecer as regras do tênis é tão fundamental quanto saber o funcionamento das partidas e até mesmo seus benefícios para a saúde física e mental. Se você está em busca dessas informações, saiba que este texto foi feito para você!
De origem britânica, o tênis é praticado desde a Idade Média, sendo aperfeiçoado ao longo dos séculos até atingir o formato atual. Uma partida é composta por dois jogadores, duas raquetes, uma bola de tênis e uma quadra específica para o esporte. Existe também as partidas disputadas em dupla.
Seu objetivo, de forma bastante simplificada, é rebater a bola para além dos limites da rede, utilizando uma raquete. O ponto é marcado quando a bola atinge o lado do adversário sem que ele consiga devolver a bola.
Para quem está começando agora na modalidade, as regras do jogo podem soar um tanto confusas. Isso vale até mesmo para quem assiste a uma partida. Mas, com o tempo e com a prática, você irá pegar o jeito do esporte.
O tênis conta com uma marcação que se subdivide em sets e games. Os games são constituídos por um conjunto de pontos contados por 15,30,40 e game. Já os sets representam um agrupamento dos games, com contagens feitas por 1, 2, 3, 4, 5 e set.
Seja em uma disputa individual ou coletiva – dupla contra dupla –, o jogo sempre começa com um sorteio responsável por definir quem irá iniciar.
Para se sagrar vencedor da partida, o ganhador tem que conseguir 6 games com pelo menos 2 games de vantagem. Em caso de empate em 40×40, o desempate é feito com a conquista de dois pontos seguidos por uma equipe.
Já no empate em 6 a 6 nos sets, acontece a disputa do tie-break. O vencedor deve conquistar 7 pontos com a vantagem de 2 pontos.
A melhor forma de começar a jogar tênis é por meio de aulas com profissionais especialistas. Na maioria das cidades existem clubes e escolas dedicadas ao esporte, onde você irá encontrar estrutura, material e professores capacitados para te ensinar de maneira eficiente e segura.
Assim como em outras modalidades, o tênis conta com suas exigências físicas específicas, como equilíbrio, força nas pernas e braços, respiração coordenada e raciocínio rápido. Aulas com professores graduados em educação física garantem a segurança na prática da atividade. Afinal, como especialista da área, esse profissional é capaz de ajudar a evitar lesões e acidentes.
Lembre-se que o dinheiro dedicado às aulas de tênis são muito mais que apenas um gasto: são um investimento.
Por se tratar de uma atividade física, o tênis é capaz de oferecer diversos benefícios para quem o pratica. O desenvolvimento físico é o principal deles, fortalecendo a musculatura, aumentando a resistência cardíaca e o tempo de reação.
Essa modalidade exige, também, estratégia e velocidade de raciocínio. Desta forma, ela também representa uma maneira de cuidar da saúde mental.
Por fim, praticar tênis é uma oportunidade de socializar e conhecer novas pessoas, ou, até mesmo, aproveitar o momento para estreitar laços familiares.
Agora que você já conhece as regras do tênis e como jogá-lo, vamos falar sobre os equipamentos exigidos para a prática do tênis. Eles não são muitos. Além de raquete e bolas específicas da modalidade, é necessário roupas leves e confortáveis, que favoreçam a respiração e transpiração do corpo.
Um ponto que merece atenção é o calçado. Ele também deve ser confortável e, de preferência, contar com um sistema de amortecimento que ajuda a reduzir os impactos dos movimentos nas pernas e pés.
E chegamos ao fim desse set, esperamos que você tenha aprendido tudo o que precisa sobre o tênis, e caso queira saber mais sobre esportes, que tal descobrir os esportes mais praticados do mundo.