Com mais de 7 décadas de existência, a história da Fórmula 1 é realmente fascinante. A disputa máxima dos esportes automobilísticos conquista a admiração e o amor de pessoas ao redor do mundo, e sua popularidade continua crescendo: em 2021, a competição registrou uma surpreendente audiência de 1,55 bilhões de pessoas.

Nas redes sociais, o sucesso da modalidade também é crescente. Somando seus seguidores no Facebook, Twitter, Instagram, TIk Tok e Youtube, o total já ultrapassa os 50 milhões. 

Tudo isso é fruto de uma longa história, que você irá conhecer em detalhes neste conteúdo. Siga até o final da linha de chegada para aprender mais sobre a Fórmula 1!

A história da Fórmula 1: sua origem

Quem vê os carros recheados de tecnologia e modernidade nas pistas hoje em dia mal consegue imaginar como as corridas eram possíveis em 1950. Essa é a data oficial da criação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), entidade responsável pela competição. 

Inicialmente, o objetivo era reunir os Grande Prêmios (GP) que aconteciam de forma independente em países europeus, como Inglaterra, França, Itália, Mônaco, Bélgica e Suíça, criando um único campeonato.

Para tanto, a FIA criou um conjunto de regras (fórmulas), e é justamente por isso que a Fórmula 1 tem esse nome, em alusão ao regulamento que rege cada corrida. As regras foram criadas e aperfeiçoadas, ano após ano, para proporcionar uma competição ao mesmo tempo equilibrada e que ofereça liberdade para cada equipe criar seu próprio carro. 

A primeira corrida da Fórmula 1

O primeiro Grande Prêmio da categoria foi realizado no dia 13 de maio de 1950, no circuito de Silverstone, na Inglaterra. O vencedor foi o italiano Nino Farina, piloto do carro da Alfa Romeo, uma das escuderias pioneiras no esporte. Inclusive, a Alfa Romeo segue até os dias de hoje na competição, bem como sendo uma das maiores fabricantes automotivas do mundo. 

Nas três primeiras edições da Fórmula 1, as corridas foram todas disputadas na Europa e nos Estados Unidos. Apenas em 1954 a competição chegou a outro continente, acontecendo em um circuito na Argentina. Quatro anos depois, em 1958, foi a vez do Marrocos se tornar o primeiro país do continente africano a sediar o evento. 

O Brasil recebeu seu primeiro Grande Prêmio no ano de 1972, realizado no lendário Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Com 8 títulos divididos entre Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, a década de 1970 representou o início do protagonismo brasileiro na modalidade. 

A Fórmula 1 até os dias atuais

Entre 1950 e os dias atuais, a Fórmula 1 passou por grandes transformações. A cada ano, seu regulamento é alterado para abraçar novas tecnologias e ajustes nos carros. Dezenas de equipes surgiram e se desfizeram, enquanto outras tornaram-se lendárias, como Ferrari e Mercedes. 

Nas duas últimas décadas, o mundo presenciou a ascensão de grandes nomes, como Michael Schumacher, Lewis Hamilton (ambos os maiores vencedores da modalidade, com 7 títulos cada), Sebastian Vettel (tetracampeão) e, mais recentemente, Max Verstappen, bicampeão consecutivo pela Red Bull. 

Os recordes da Fórmula 1

Para encerrar esta breve história da Fórmula 1, nada melhor do que apresentarmos os grandes recordes e seus maiores nomes. 

Pilotos com mais títulos conquistados

Como já mencionado, Michael Schumacher e Lewis Hamilton lideram em números de título, sendo os únicos heptacampeões do esporte. Logo atrás vem o lendário Juan Manuel Fangio, piloto da década de 1950 com cinco títulos. O terceiro lugar é dividido por Alain Prost e Sebastian Vettel, com quatro títulos cada. Ayrton Senna, Nelson Piquet, Niki Lauda, Jack Brabham e Jackie Stewart venceram três campeonatos cada.

Equipes com mais títulos

Apesar de estar apagada nos últimos anos, a Ferrari ainda reina absoluta no topo, com 15 títulos de construtores. Em segundo lugar vem a Mclaren, com 12. O pódio é completado pela Mercedes, com 9 conquistas. 

Mais corridas disputadas

O finlandês Kimi Raikkonen ostenta o título de piloto com mais corridas disputadas na Fórmula 1, com 346 Grandes Prêmios. Em segundo lugar está o espanhol Fernando Alonso, com 332 corridas e, em terceiro, o brasileiro Rubinho Barrichello, com 326 corridas. 

E então o que achou da história da fórmula 1? Esperamos que tenha gostado do artigo, e caso queira saber mais sobre o mundo dos esportes, venha conferir nossos uiltimos artigos aqui na Fácil Bets.