É verdade que os brasileiros na NBA são poucos. Ainda assim, muitos atletas do Brasil tiveram boas trajetórias em suas respectivas passagens pela liga de basquete mais famosa do mundo, sem falar nos brasileiros que, atualmente, nos representam ao longo das 30 franquias da NBA

Raulzinho chega ao quarto clube da NBA em sete anos

Atualmente, Raul Neto, mais conhecido como Raulzinho, é o brasileiro com maior prestígio na NBA. Desde que foi draftado pelo Atlanta Hawks (e negociado na mesma noite pelo Utah Jazz, em 2015), o armador tem atuado na liga desde então — à exceção de um curto período em 2017, quando jogou uma partida pelo Salt Lake City Stars, afiliado do Jazz na D-League. 

Pelo Utah Jazz, o brasileiro, no período de 2015 a 2019, atuou em 199 partidas e marcou um total de 955 pontos. Com a chegada de Mike Conley, Raulzinho foi dispensado e, depois, contratado pelo Philadelphia 76ers, por onde jogou ao longo de uma temporada. Foram 54 partidas e 275 pontos. 

Em 2020, o armador brasileiro foi contratado pelo Washington Wizards. Lá, o camisa 19 teve 64 aparições, com médias de 7,5 pontos, 1,9 rebotes e 3,1 assistências. Agora, aos 30 anos, o mineiro atuará na próxima temporada pelo Cleveland Cavaliers, franquia que teve boa campanha em 2021/22 ao terminar a temporada na nona posição do leste, sendo derrotada pelo Brooklyn Nets no torneio play-in.

Caboclo, Louzada e Gui Santos jogam a Summer League

A NBA Summer League, popularmente conhecida como Liga de Verão, é uma série de competições durante a pré-temporada. Geralmente, este torneio é formado por rookies, jogadores que estão na sua 2ª temporada e agentes-livres. 

Nesse sentido, Bruno Caboclo e Didi Louzada, que já chegaram a jogar na NBA, estão atuando, respectivamente, pelo Utah Jazz e Portland Trail Blazers. O torneio, que começou no último domingo (9) e se encerra no próximo dia 17 de julho, tem sido uma oportunidade dos brasileiros terem minutos em quadra e, caso forem bem, serem chamados para jogar na liga principal. 

Caboclo, até aqui, tem sido um dos destaques de Utah. Na última partida, diante do Atlanta Hawks, o pivô ficou quase 25 minutos em quadra e anotou 11 pontos, contribuindo para a vitória por 72 a 66. Didi, por outro lado, ainda não se firmou com a camisa dos Blazers, tendo passado zerado em duas partidas até aqui pela Summer League. 

Já Gui Santos, o mais recente brasileiro draftado na NBA, é a mais nova sensação do Golden State Warriors. Ele tem sido presença constante na equipe, tendo participado dos quatro jogos até aqui, e sendo elogiado pela comissão técnica da franquia. 

Confira a lista completa de todos os brasileiros draftados na NBA

Ao longo de 76 anos da existência da NBA, apenas 16 brasileiros foram draftados por ao menos uma das 30 franquias da principal liga de basquete profissional do mundo. 

Dos brasileiros na NBA, Marquinhos Abdalla, em 1976, foi o primeiro, sendo draftado pelo Portland Trail Blazers na 162ª posição. No entanto, ele não chegou a atuar em nenhum jogo oficial da NBA. Nesse sentido, o pivô Rolando Ferreira foi, em 1988, de fato o primeiro atleta do Brasil a jogar na liga.

O brasileiro melhor ranqueado foi Nenê Hilário, draftado pelo New York Knicks, em 2002, na 7ª posição — entretanto, o jogador nunca atuou pelo Knicks, uma vez que foi envolvido numa troca com o Denver Nuggets, franquia pela qual atuou ao longo de dez anos. 

Apesar de draftados, quatro nomes da lista abaixo não chegaram a atuar em nenhuma partida da NBA. São os casos de Oscar Schmidt, astro do basquete brasileiro, Lucas Tischer, Marquinhos Abdalla e Paulão Prestes.

2022 – Gui Santos (Golden State Warriors – 55ª posição)

2019 – Didi Louzada (Atlanta Hawks – 35ª posição)

2014 – Bruno Caboclo (Toronto Raptors – 20ª posição)

2013 – Raul Neto (Atlanta Hawks – 47ª posição)

2013 – Lucas Nogueira (Boston Celtics – 16ª posição)

2012 – Fab Melo (Boston Celtics – 22ª posição)

2010 – Paulão Prestes (Minnesota Timberwolves – 45ª posição)

2007 – Tiago Splitter (San Antonio Spurs – 28ª posição)

2006 – Marcus Vinícius (New Orleans/Oklahoma City Hornets – 43ª posição)

2004 – Anderson Varejão (Orlando Magic – 30ª posição)

2004 – Rafael Araújo (Toronto Raptors – 8ª posição)

2003 – Leandro Barbosa (San Antonio Spurs – 28ª posição)

2002 – Nenê Hilário (New York Knicks – 7ª posição)

1988 – Rolando Ferreira (Portland Trail Blazers – 26ª posição)

1984 – Oscar Schmidt (New Jersey Nets – 131ª posição)

1976 – Marquinhos Abdalla (Portland Trail Blazers – 162ª posição)

Vale destacar que a lista diz respeito aos brasileiros na NBA que passaram pelo processo de draft. Portanto, se considerar todos os brasileiros, draftados ou não, a lista chega a 22 nomes, com a inclusão de Alex Garcia, Scott Machado, Vitor Faverani, Pipoka, Cristiano Felício e Marcelinho Huertas.