Admirado mundialmente, esse esporte é repleto de velocidade e emoção, e grandes salários, e por conta disso muitos se perguntam quanto ganha um piloto de Fórmula 1? Nesse artigo vamos abordar como funciona os pagamentos.
As competições dessa modalidade ocorrem há muito tempo, oficialmente desde 1950, mas já encontravam-se alguns relatos de carros disputando corridas em formas de torneio já em 1894. Caso você esteja interessado, conheça a história da Fórmula 1 nesse artigo que já publicamos. Boa leitura!
Quando o assunto é quanto ganha um piloto de Fórmula 1, devemos lembrar que além do salário, eles também ganham bônus e premiações, então os valores informados contam todos esses pagamentos.
Na terceira colocação está o piloto Fernando Alonso, da Espanha. Ele chegou ao pódio mais de 100 vezes e ganhou o campeonato mundial 2. Seus pagamentos foram em média de 34 milhões de dólares.
Na segunda posição temos o famoso Lewis Hamilton, do Reino Unido. Já tendo conquistado 7 campeonatos mundiais e chegado no pódio mais de 200 vezes, ele recebeu em torno de 55 milhões de dólares.
O primeiro colocado dessa lista é o piloto Max Verstappen, da Holanda.Ocupando o pódio mais de 100 vezes e com 3 campeonatos mundiais na conta, Max ganhou aproximadamente 70 milhões de dólares.
Agora vamos abordar quanto ganha um piloto de Fórmula 1 na parte debaixo dessa tabela de pagamentos.
Iniciando a lista com um dos pilotos que ganham menos, o Logan Sargeant dos Estados Unidos. Novato na Fórmula 1 começou sua temporada em 2023.
Até o momento ainda não subiu no pódio e não ganhou nenhum título mundial. Chegou a receber 1 milhão de dólares em sua última temporada.
Em seguida temos o piloto Zhou Guanyu, da China. Assim como Logan, ele também entrou na Fórmula 1 recentemente, só que em 2022, sem ter alcançado o pódio e nem o título mundial ele ganhou em torno de 2 milhões de dólares.
Por último nessa lista, temos o Lance Stroll do Canadá. Diferente dos outros 2 pilotos, ele subiu no pódio 3 vezes, mas não ganhou nenhum título mundial. Chegou à Fórmula 1 em 2017, e na temporada anterior recebeu em média 3 milhões de dólares.
Os materiais utilizados para a construção do veículo não são baratos, pois são específicos e da melhor qualidade possível. Então você tem algum palpite de quanto custa um carro de Fórmula 1?
Para produção do veículo o valor pode chegar em média a 12 milhões de dólares.
Agora quando o assunto é leilão, o carro de Fórmula 1 mais caro já vendido foi o Mercedes W196R de 1954, pelo valor de 29,6 milhões de dólares.
Gostou de conhecer algumas curiosidades sobre o mundo da Fórmula 1, não pare por aqui, leia mais artigos aqui no Facilbets.