Apesar de pouco conhecido no Brasil, o esporte vem ganhando notoriedade ao longo dos anos, e para entender melhor o que é curling, nesse artigo vamos abordar as regras e a história de como surgiu a modalidade.
A história do curling começa com os camponeses escoceses no século XVI, procurando uma forma de se divertir no inverno, tiveram a ideia de marcar um alvo em lagos congelados e deslizar as pedras o mais perto possível da demarcação.
Dessa forma competiam entre si e quem chegasse mais perto do centro do alvo, era o vencedor.
O curling é a modalidade mais antiga quando se trata de esporte em equipes.O primeiro clube surgiu em 1716, o Kilsyth Curling Club, na Escócia.
Apesar de ter surgido no país escoces, o Canadá é o país mais forte na modalidade, pois além de possuir 6 das 14 medalhas de ouro disputadas em jogos olímpicos, também ganhou mais da metade de campeonatos mundiais por equipe.
O esporte fez parte da primeira edição dos jogos olímpicos de inverno, porém ficou alguns anos de fora e só voltou a fazer parte em 1998.
Agora que você já conhece a história do curling, está na hora de aprender as regras e as modalidades do esporte.
Para jogar curling é necessário alguns equipamentos, por ser um esporte que é praticado em uma pista de gelo alguns acessórios são essenciais.
Apesar de incomum para outros esportes, as vassouras têm grande importância no curling, feitas de fibras de carbono, o atleta varre a parte da pista que está a frente da pedra, retirando possíveis obstáculos, como pequenas pedrinhas de gelo.
Enquanto varrem o percurso, a temperatura do gelo pode aquecer em até 2 graus, diminuindo o atrito da pedra com a pista, podendo assim aumentar a velocidade em até 20%.
Dessa forma o atleta faz com que a pedra deslize mais rápido ou devagar, e também controla sua trajetória, sendo de enorme importância para a equipe pontuar.
São sapatos feitos com solas de teflon para que os atletas possam deslizar na pista de gelo.
Ela é feita de granito, e pesa em média de 17 a 20 quilos, com uma circunferência de aproximadamente 910 milímetros. Tem uma haste na parte superior para que o atleta possa manusear a pedra quando for desliza-la pelo percurso.
A prática do curling ocorre em uma superfície congelada. A pista de gelo tem 5 metros de largura e 45 de comprimento e possui características diferentes das de hóquei e patinação.
Como os eventos são feitos normalmente em locais cobertos, o gelo é criado artificialmente, sendo borrifado gotas d’água pelo percurso, que congelam e deixam a pista mais áspera.
Esse gelo é conhecido como pedregoso, e auxilia na aderência da pedra com a pista, deixando assim o jogo mais consistente.
Antes de falarmos o que é curling e suas regras, é importante que você saiba alguns termos usados dentro do esporte, e aqui estão alguns deles:
Hog Line: É a linha que limita o máximo que o atleta pode percorrer para deslizar a pedra na pista.
End: São rodadas que normalmente são divididas em 10.
Casa: É o alvo redondo de cor vermelha e azul. Para a pedra pontuar, deve estar dentro da casa.
Button: centro da casa.
Martelo: É a vantagem de jogar a última pedra do jogo.
Agora que você já conhece os termos, vamos às regras do curling:
Equipe: São compostas por quatro atletas, e cada um joga duas pedras por end. Não existe limite de varredores, mas quando a pedra chega na tee line, linha traçada em horizontal ao centro da casa, somente um atleta pode varrer.Existe também a modalidade em dupla, que ao invés de 10 jogam 8 ends, sendo que no curling existem as categorias masculina, feminino e misto.
Contagem de pontos: Ao final de cada end será realizado a contagem de pontos. A pedra de uma equipe mais próxima do button pontua. Por exemplo, vamos supor que a equipe A tenha uma pedra perto do button e depois as duas pedras mais próximas do button sejam da equipe B.
O time A ganha um ponto nesse end. Um outro exemplo pode ser que a equipe B tenha duas pedras próximas do button e depois a equipe A tenha uma próxima do button que vem depois das pedras da equipe B, nesse caso a equipe B ganha dois pontos e o A não pontua.
Vencedor: Após todos os ends serão somados os pontos, quem obtiver a maior pontuação ganha.O curling é um esporte que não tem árbitro, então cabe aos atletas jogarem limpo para manter o espírito esportivo e ter uma partida justa.
Aqui o Curling é pouco conhecido, porém já acontece a prática desse esporte. Inclusive já existe um time profissional que disputa em competições.
Um grupo de amigos brasileiros que moram no Canadá resolveram criar uma equipe e assim nasceu o primeiro time nacional, dando a origem ao curling no Brasil em nível profissional.Formado em 2008 por Marcelo Mello, Celso Kossaka, Luiz Augusto da Silva e César Martins, no ano seguinte eles já desafiaram os Estados Unidos para uma partida no America ‘s Challenge. E de lá pra cá já participaram de diversas disputas.E se você se interessou pelo esporte, saiba que em São Paulo já tem lugares que você pode praticar.
Agora que você já sabe o que é curling, está na hora de se equipar e ir treinar para pontuar em todos os ends! E não pare por aqui, conheça também, o que são os esportes de invasão, te vejo no próximo artigo!