Seja você um iniciante ou experiente da modalidade: será que você conhece todos os tipos de pranchas de surf? E o mais importante: será que você sabe escolher qual a prancha correta?

É claro que a “prancha perfeita” vai depender muito do seu nível de aprendizagem,  das condições do mar, dos lugares em que você surfa e alguns critérios pessoais que vão influenciar diretamente na sua escolha.

Por isso, hoje nós iremos lhe apresentar os diferentes tipos de prancha de surf e daremos algumas dicas de como escolher a melhor prancha para a sua onda.

Funboard

A Funboard é uma das pranchas mais versáteis, ela mede entre 6 e 8 pés e é indicada tanto para iniciantes quanto para surfistas mais experientes. Uma das características principais da Funboard é que ela facilita a entrada e o correr da onda.

Ela é espessa, possui um bom volume e permite que o surfista realize manobras sem demandar de muito esforço físico. Entretanto, a Funboard não é indicada para travessias mais potentes.

Evolution

De 6,4 a 6,11 pés, a Evolution é menor do que a Funboard e maior do que a Shortboard, sendo considerada uma prancha intermediária. Devido ao seu alto volume, essa prancha garante maior estabilidade e facilidade para o surfista, especialmente na remada.

A Evolution também é indicada para iniciantes e intermediários que querem fazer uma transição mais segura e adaptável da prancha, ou preferem rodopiar em ondas.

Longboard

Medindo aproximadamente de 9 a 12 pés, a Longboard é uma das maiores pranchas que existem e também a prancha pioneira do início da disseminação do esporte.

Ela é mais larga e comprida do que as pranchas usuais e permite um surf mais clássico, facilitando a entrada nas ondas e possibilitando uma prática suave e elegante.

A Longboard também pode ser utilizada em manobras mais radicais, sendo indicadas para ondas mais longas e cheias. Ela possui três variantes: clássica, progressiva e híbrida.

Shortboard

Independente do nível de surf ou da modalidade escolhida, a Shortboard é a prancha queridinha dos surfistas. Ela possui de 5 a 7 pés e é mundialmente conhecida por revolucionar o esporte.

A Shortboard é uma prancha pequena, ágil, veloz e uma grande facilitadora das manobras mais radicais e rápidas da atualidade. Ela não oferece tanta estabilidade e por isso não é indicada para surfistas iniciantes. Apesar disso, ela é considerada versátil e adaptável para todos os tipos de onda.

Gun

Criada originalmente no Havaí, a Gun mede entre 7 e 12 pés e se assemelha muito a Longboard por ser grande, entretanto ela é mais estreita e possui um bico extremamente pontudo.

A Gun é uma prancha de ondas grandes e justamente por isso não é indicada para surfistas iniciantes. Ela oferece maior estabilidade e facilidade na hora de remar, além de grande velocidade.

Fish 

Semelhante ao formato de um peixe, a Fish possui menos de 7 pés e é indicada para ondas pequenas e médias. Ela é uma boa opção tanto para iniciantes quanto para surfistas de alto nível que querem criar manobras mais ousadas.

Ela é mais larga e espessa e possui um tamanho intermediário entre a Funboard e a Shortboard, dando maior estabilidade ao surfista e possibilitando um melhor deslizamento pelas ondas.

Dicas para escolher a sua prancha de surf

Agora que você já conhece os principais tipos de prancha de surf,  vamos ao próximo passo: escolher a prancha perfeita para você. 

Antes de mais nada, é preciso dizer que a melhor prancha é aquela que você se adapta melhor no mar, para escolher o modelo ideal, você deve testá-la nas ondas e verificar se ela atende os seus critérios pessoais.

Mas, quando se fala de recomendações, se você é um iniciante, o indicado é que a sua prancha tenha um pé a mais que a sua altura. Se você mede 1,70 (5 pés), a sua prancha deve ter no mínimo 6 pés. 

Se você está em um nível mais avançado ou intermediário de surf, não há uma regra específica: a escolha da prancha pode variar de acordo com o seu objetivo e prática.

Além do tamanho, também é importante avaliar o volume da prancha (a equação do comprimento, largura e espessura) e lembrar que quanto maior for esse número, mais estabilidade você terá na hora de ficar em pé.

No geral considere os seguintes requisitos na hora de escolher a prancha perfeita:

Esperamos que nossas dicas sobre tipos de prancha de surf tenha te ajudado a escolher a melhor prancha, agora basta praticar e esperar a maré dar onda!

E para saber mais sobre o mundo dos esportes, continue lendo nossos artigos aqui na Fácil Bets. Até o próximo artigo!