Você alguma vez já se perguntou o que é MMA? Normalmente conhecemos o termo devido às competições que passam na tv, como o UFC por exemplo.
Saiba que não é algo sem regras que só acaba com o último homem em pé como muitos pensam. O esporte tem diversas regras e cuidados que são tomados em lutas profissionais.
Nesse artigo vamos te contar um pouco mais sobre o MMA, para você ficar por dentro e entender como funciona esse esporte que existe há muito tempo.
Significado do MMA
MMA é uma sigla em inglês, que significa Mixed Martial Arts. Traduzindo para o português ficaria artes marciais mistas.
Então o que é MMA na prática? É uma mistura de diversas artes marciais. Sendo assim, o lutador não precisa necessariamente seguir apenas um estilo de luta. Na prática, ele pode se aperfeiçoar em vários deles, e dessa forma se tornar um atleta cada vez mais completo.
Claro que normalmente o lutador tem um estilo em que se sai melhor. No entanto, dominar mais técnicas permite que ele esteja preparado para mais situações no octógono e aumente as suas chances de vencer.
E falando em técnicas de lutas, aqui estão os estilos mais comuns que os atletas profissionais do ramo costumam aprender:
- Judô
- Caratê
- Jiu-jítsu
- Muay-thai
- Boxe
- Kickboxing
- Wrestling
Como surgiu o MMA?
A origem vem da Grécia, em meados de 648 a.C., com a famosa luta pancrácio. Era um estilo de lutas usado pelos militares de Esparta e pode se dizer que era um MMA mais arcaico.
Após um tempo esse estilo de luta foi implementado nas olimpíadas, mas não pense que era tão organizado como hoje. Naquele tempo a luta só acabava com um dos lutadores desmaiado no chão, sem o menor cuidado com sua saúde. Além disso, não tinham juízes e nem regras a serem seguidas, era realmente uma batalha.
Após longos anos, mais de 2.000 para ser específico, as artes marciais mistas ainda eram bem conhecidas, e começaram a se moldar em um formato mais profissional com o mestre de jiu-jitsu Carlos Gracie. E se você está pensando que é a família Gracie do UFC, você acertou!
Nessa época o Jiu-jítsu não era muito conhecido, então o mestre Carlos convidava lutadores de diversas modalidades para lutas amistosas. Assim, nos anos 70 os Japoneses inspirados nessa ideia criaram o PRIDE, que é semelhante ao UFC, mas não é em um octógono e sim em um ring.
E finalmente em 1993 o sobrinho de Carlos, Rorion Gracie, criou o UFC, assim os lutadores praticam o MMA de forma mais profissional, juntamente do PRIDE e de outras organizações profissionais de luta.
Regras do MMA
Agora que você sabe o que é MMA e sua história, está na hora de conhecer melhor as regras básicas deste esporte:
1- É proibido atacar um oponente caído após o juiz ou o médico definir que a luta acabou
As lutas profissionais sempre vão ter juízes e médicos altamente capacitados para analisar em que situação a luta deve parar, seja por nocaute ou por sangramento excessivo de um atleta, por exemplo.
Dessa forma, se o juiz ou o médico decidir encerrar a luta, ela será finalizada para preservar a saúde do profissional.
2- Golpes e movimentos proibidos
Ao contrário do que muitos pensam, no MMA profissional, não é permitido fazer qualquer golpe e movimento. Existem proibições para preservar a saúde do atleta e para manter a luta mais limpa o possível. Aqui estão alguns exemplos do que não se pode fazer:
- Dar cabeçadas
- Golpes com dedo no olho
- Golpes na garganta
- Morder ou cuspir no oponente
- Golpes com o cotovelo de cima para baixo
- Golpes na espinha ou parte de trás da cabeça
- Arremessar o adversário pela cabeça ou pescoço
- Dar joelhada ou chute na cabeça de um oponente que está no chão
- Golpes na virilha
- Se segurar na grade em caso de lutas no octógono
- Pisar em um oponente caído
- Segurar a luva ou calção do oponente
- Atacar o oponente após o final do round
Essas são as regras mais básicas, porém a lista oficial é bem maior. Mas dessa forma já é possível ter noção de como as lutas são bem-organizadas e regradas.
3- Protetores
Os lutadores são obrigados a utilizar protetores bucais e genitais, além das luvas, para evitar lesões nas mãos. Se você pensava que as luvas “amaciavam” os golpes, você perdeu esse round!
4- Encerramento da luta
Ao contrário dos tempos antigos da luta como o pancrácio, as lutas não acabam somente com nocaute. Existem outras formas da luta ser finalizada, dentre eles:
- Nocaute: quando o lutador perde a consciência .
- Nocaute técnico: quando o juiz ou médico decide que o lutador não tem mais condições de lutar.
- Decisão: ocorre quando acaba todos os rounds da luta, e os juízes que analisam a luta, que são diferentes do juiz que fica no octógono, decidem qual lutador pontuou mais na luta.
- Empate: os lutadores empataram.
- Desclassificação: algum motivo, como golpes proibidos ou conduta antidesportiva, faz um dos lutadores perder por ser desclassificado.
- Contest: quando a luta acaba sem resultado. Acontece, por exemplo, quando algum lutador passa mal ou se machuca após um golpe que lhe foi aplicado sem intenção, mas mesmo assim a luta não tem como prosseguir.
5- Categorias dos lutadores
Por fim, é preciso entender que, no MMA, cada lutador compete de acordo com seu peso, a fim de garantir uma luta mais justa. Aqui, vamos considerar como base a competição mais famosa do esporte, o UFC:
- Peso-Palha – 52,1 Kg (115 libras)
- Peso-Mosca – 56,7 Kg (125 libras)
- Peso-Galo – 61,2 Kg (135 libras)
- Peso-Pena – 65,7 Kg (145 libras)
- Peso-Leve – 70,3 Kg (155 libras)
- Peso Meio-Médio – 77,1 Kg (170 libras)
- Peso-Médio – 83,9 Kg (185 libras)
- Peso Meio-Pesado – 92,9 Kg (205 libras)
- Peso-Pesado – 120,2 Kg (265 libras)
E chegamos por aqui ao fim desse round, digo texto. Esperamos agora que você saiba o que é MMA e de como ele evoluiu ao passar de todos esses longos anos de sua existência.
E se você quer saber mais sobre artes marciais mistas ou outros esportes, veja mais artigos aqui na Fácil Bets. Até a próxima!