Como jogar truco? Esta é uma pergunta que muitos brasileiros fazem e buscam responder em algum momento da vida. Afinal, este é o jogo de carteado mais popular no Brasil, e saber jogá-lo é garantia de momentos de lazer e diversão com amigos nas mais variadas ocasiões, como churrascos, festas e até mesmo nos momentos de ócio, quando não há mais nada para fazer. 

Por isso mesmo, hoje você irá aprender sobre o truco, suas regras, história, dicas e táticas para se tornar um verdadeiro mestre do jogo. Confira!

A história do truco

A origem do truco é bastante incerta, e historiadores especulam que ele teria surgido entre os mouros durante a ocupação árabe da Península Ibérica (aproximadamente entre os séculos VIII e XV). mas o fato é que não existe consenso a respeito do nascimento do jogo. 

Durante a Idade Média, formas ancestrais do truco moderno eram jogadas em reinos e territórios equivalentes às atuais Espanha, Itália e Portugal. Desta forma, o truco chegou ao Brasil, primeiramente, pelas mãos de colonizadores portugueses, especificamente pelos jesuítas europeus. Durante os primeiros séculos de colonização portuguesa no Brasil, este era o jogo mais popular entre os bandeirantes, que difundiram o truco por diferentes regiões do país. 

Com o início da imigração europeia no século XIX, novas formas de jogar o truco chegaram ao Brasil e tornaram o jogo ainda mais popular.

Curiosidades sobre o truco

Confira a seguir algumas das principais curiosidades sobre o jogo de truco.

As variações do truco no Brasil e suas diferenças

Basicamente, podemos classificar as variações do truco no Brasil em três tipos:

O Truco Paulista, o mais popular de todos, que utiliza o baralho francês e exclui os 8, 9, 10 e os coringas.

O Truco Mineiro, que pode ser jogado em duplas, trios ou individualmente, exclui as mesmas cartas da versão paulista do jogo. A diferença está na definição das cartas mais altas do jogo, que acontece antes mesmo da partida começar: 4 de paus, 7 de copas, Ás de espada e 7 de ouros.

A terceira e última variação brasileira é o Truco Gaúcho. Também chamado de Truco Espanhol, ele utiliza o baralho espanhol no lugar do francês, e se diferencia pelas suas jogadas de apostas para além do próprio pedido de truco, como o Envido e o Flor. 

Outras curiosidades

Dicas e táticas de como jogar truco

1- Não treine sozinho

Lembre-se sempre de que o truco é um jogo que envolve parceria, especialmente entre duplas, que é a forma mais comum de se jogar. Por isso mesmo, praticar sozinho pode gerar vícios e manias de carteado capazes de prejudicar seu desempenho na hora de jogar com outra pessoa.

Sempre que possível, jogue com um parceiro, mas não se incomode se não for possível ser sempre o mesmo. Na verdade, é até melhor que você esteja habituado a jogar com pessoas diferentes: isso irá te proporcionar a resiliência necessária para se adaptar a diferentes estilos de jogadores.

2- Memorize os sinais de cartas

Como jogar truco bem? Bom, além de saber jogar em dupla, também é importante aprender como se comunicar com seu parceiro de forma discreta. Afinal, não é permitido mostrar as cartas um para o outro (exceto em “mãos de 11”, quando a partida está prestes a acabar). Por outro lado, saber o que o seu colega tem em mãos facilita muito na hora de criar estratégias para o truco. 

A melhor forma de descobrir as cartas aliadas é por meio dos sinais. Os principais deles são:

Por fim, lembre-se: a passagem de sinais deve ser feita de forma discreta, naqueles momentos em que a dupla adversária está desatenta. Afinal, esses sinais são de conhecimento de todos e, se eles também verem você passando, vão saber como atacar.

3- Conheça os naipes e a ordem de valor das cartas

Antes de se aventurar a jogar tal qual um profissional no truco, é imprescindível que você memorize os naipes e a ordem de valor das cartas utilizadas nesta jogatina. Para tanto, você deve decorar também os símbolos de cada naipe, apresentados a seguir em ordem crescente de importância:

♦️ – Ouros (no baralho, aparecem na cor vermelha)

♠️ – Espadas (no baralho, aparecem na cor preta)

♥️ – Copas (no baralho, também aparecem na cor vermelha)

♣️ – Paus (no baralho, aparecem na cor preta)

Existe a possibilidade de formar os chamados “casais”no truco, que é quando você tem em mãos manilhas com naipes diferentes:

4- Aprenda a blefar

O blefe é o grande segredo dos bons jogadores de truco. Por isso mesmo, não deixe de aprender a melhor forma de ludibriar seus adversários, transmitindo a ideia de que você tem cartas melhores ou piores do que realmente está em suas mãos.

Essa arte é bastante subjetiva e provavelmente é a tática mais demorada de se aprender para quem deseja aprender a jogar truco. Mas como dicas iniciais, nunca seja totalmente sincero ao receber as cartas. Reclamar ou comemorar exatamente quando recebe cartas ruins e boas, por exemplo, te torna previsível para os adversários.

Para algumas pessoas, o silêncio também é parte de blefar, já que transmite uma neutralidade perturbadora para os adversários, fazendo com que você seja imprevisível.

5- Não aceite todos os trucos

É preciso ter em mente que, ao perder um truco, você estará cedendo, no mínimo, o triplo de pontos que seu adversário poderia faturar em uma vitória comum. Portanto, é preciso ter calma e não se empolgar ao pedir ou aceitar um desafio de truco. Naturalmente, é tentador conquistar mais pontos em uma só jogada, mas o preço de fazer isso sem pensar pode ser bastante alto. 

6- Não fique apenas na teoria e treine muito!

Ler dicas, assistir tutoriais e outras pessoas jogando são, sim, excelentes formas de aprender como jogar truco. No entanto, como em tudo na vida, não há nada melhor do que a prática!

Convide seus amigos e treine muito, sempre atento aos erros e acertos cometidos. Varie suas duplas e seus adversários para se adaptar com formas diferentes de jogo e não tenha medo de testar novas estratégias e táticas.