Você já ouviu falar sobre o gamão? Se sim, já se perguntou como jogar gamão? Pouco difundido no Brasil este jogo de tabuleiro é muito popular em países da Europa e Ásia, sendo jogado por séculos. 

Hoje você irá descobrir mais sobre a história do gamão, suas principais regras e características, e, claro, como jogá-lo e sair vencedor. Confira!

História do gamão e seus ancestrais

O gamão é, muito provavelmente, um dos jogos de tabuleiro mais antigos do mundo que ainda é jogado. A origem da atual versão do jogo remete ao início da Idade Média, onde está relacionado a outro jogo chamado tábula. O registro mais antigo existente é de um epigrama do imperador bizantino Zenão (476-481).

No entanto, atividades lúdicas similares ao gamão já eram praticadas muitos milênios antes e, apesar de ainda não estar claro, é muito provável que haja uma relação histórica entre eles. Os antigos egípcios jogavam o Senet. Similar ao gamão, também tinha os movimentos controlados por lançamento de dados. 

Na antiga Mesopotâmia existia o Jogo Real de Ur, o mais provável ancestral direto do gamão. Escavações recentes em Shahr-i Sokhta (“Cidade Queimada”) na Pérsia (atual Irã) mostraram que existia um jogo semelhante há cerca de 3000 aC. Os artefatos incluem dois dados e 60 peças, e o conjunto é acreditado para ser de 100 a 200 anos mais velho que o grupo encontrado em Ur.

Os antigos romanos possuíam um número de jogos com semelhanças impressionantes com o gamão. O Ludus duodecim scriptorum (“jogo das doze linhas”) usava uma placa com três fileiras de 12 pontos cada, e as peças eram movidas em todas as três linhas, de acordo com o resultado dos dados. Textos não muito específicos sobre o jogo sobreviveram. A Tabula, que significa “mesa” ou “tabuleiro”, era semelhante ao gamão moderno, em que uma placa com 24 pontos foi usada, e o objetivo do jogo era ser o primeiro a retirar suas peças. Três dados eram usados ​​em vez de dois, e peças adversárias moviam-se em direções opostas.

Como jogar gamão

Chamado de backgammon na língua inglesa, o gamão é um jogo que tem como objetivo retirar todas as peças do tabuleiro antes de seu adversário. Para uma partida, são necessários dois participantes, o tabuleiro próprio do gamão (com 24 casas triangulares, agrupadas de 6 em 6 e dívidas em 4 quadrantes), 15 peças pretas, 15 peças brancas, e dois dados convencionais de 6 faces.

Regras completas do Gamão

A seguir, vamos te mostrar as regras completas do Gamão para que você também possa se divertir com o jogo. Lembre-se de colocá-las em prática e, quando necessário, consultá-las novamente aqui. 

1. Definição do jogador que iniciará a partida

O primeiro passo, antes de jogar os dados ou movimentar qualquer peça no tabuleiro, é definir qual jogador iniciará a partida. Para tanto, cada jogador deverá lançar um dos dados – aquele que obtiver o maior valor de 1 a 6, inicia. 

Em caso de empate, os dados devem ser lançados novamente até a definição. Para a primeira jogada da partida, deve-se utilizar o valor dos dados que definiram o primeiro a jogar.  Por exemplo:

Jogador 1 lança um dado e obtém valor 6. Jogador 2 lança um dado e obtém valor 4. Jogador 1 será o primeiro a jogar fazendo seu movimento com os valores dos dados lançados antes da partida (neste caso, 4 e 6).

2. Movimentação das peças

Definido quem irá iniciar, é chegada a hora de movimentar as peças. Com exceção da primeira rodada, que explicamos acima, utiliza os valores dos dados lançados anteriormente, cada novo turno deve começar com o lançamento dos dois dados. A movimentação acontece de acordo com o valor obtido em ambos. Caso um jogador obtenha valores iguais nos dois dados arremessados, o mesmo terá direito de fazer 4 jogadas em vez das 2 habituais.

As peças devem sempre ser movidas em um único sentido, um no horário e outro no sentido anti-horário. Caso não seja possível realizar movimentos, o jogador deve passar sua vez para o adversário. 

A casa triangular de destino da peça movimentada nunca pode ser uma que já tenha duas ou mais peças do adversário. Se a casa tiver apenas uma peça do adversário, esta pode ser capturada, saindo do tabuleiro e indo para a “barra”.

Quando um jogador tem uma ou mais peças capturadas pelo oponente, ele só pode fazer movimentos de resgate, ou seja, movimentar as peças restantes para tentar tirar as peças capturadas da barra e colocá-las de volta em uma casa – sempre obedecendo o princípio de que a casa de destino só pode ter uma peça inimiga. 

3. Removendo as peças do tabuleiro

Um jogador só pode começar a retirar suas peças do gamão quando todas elas estiverem no quadrante inferior – também chamado de seção interna do tabuleiro. Para retirar uma peça, o jogador deve obter nos dados um valor que seja igual ao número de casas restantes. Se o valor for maior que o necessário para as peças mais distantes, ele deverá retirar essas peças. 

O vencedor da partida é o jogador que retirar todas as suas peças do tabuleiro antes de seu adversário.

Dicas e estratégias para jogar gamão

Para finalizar o conteúdo, não deixe de conferir dicas e estratégias valiosas para aumentar suas chances de vencer uma partida de gamão.

1. Feche as casas certas

Comece movimentando suas peças para fechar (ou seja, adicionar duas peças) a casa  5 e o ponto de barra o quanto antes. Se necessário, mova até mesmo as peças que estão na casa segura (casa 12) para ajudar na tarefa. Em seguida, feche a casa 4 de sua seção interna e, depois, todas as casas adicionais.

2. Proteja pedras solitárias

Ao mover uma pedra para fora da seção interna do adversário no início da partida, posicione-a o mais próximo possível da casa segura do adversário. Evite movimentos de pedras solitárias para a casa 9 ou para o ponto de barra, visto que essas ações tornam suas pedras solitárias muito vulneráveis. 

3. Divida corredores

Você pode dividir duas pedras nos corredores (também chamados B1) no início da partida para tentar levar uma das peças para a casa segura adversária. Mas fique atento: não é recomendado mover os corredores nas primeiras jogadas, exceto que você tenha confiança de que possa atingir uma pedra solitária do adversário.

4. Contagem de pontos

Ao traçar sua própria estratégia de jogo, certifique-se de que você tenha incluído uma forma de contar pontos, tanto os seus quanto os do adversário. Ao realizar a somatória, você poderá controlar o número total de casas pelas quais você deve mover suas pedras até alcançar a seção interna e removê-las do jogo.

Dependendo da contagem de suas peças e das do adversário, você pode variar a estratégia para jogar de maneiras diferentes, com maior ou menor intensidade de movimentos.