O futebol é um jogo consagrado no mundo todo. Em alguns países o esporte é quase uma religião, formando torcedores de diversas gerações que compartilham da mesma paixão, do mesmo time e muito mais. A experiência de ir a um estádio de futebol pode ser única.
Com a Copa do Mundo no Qatar se aproximando, as obras dos estádios quase finalizadas, muito se fala sobre a infraestrutura desta copa de 2022. Sabemos que os estádios são quase futuristas, maximizando as experiências e com grande capacidade de torcedores. Mas afinal, qual é o maior estádio de futebol do mundo?
Com essa pergunta em mente, pesquisamos e nos deparamos com uma curiosidade que irá chamar a atenção do leitor. Conheça nos próximos tópicos tudo sobre o maior estádio de futebol do mundo!
Boa leitura!
O maior estádio de futebol do mundo
Toquem os tambores, porque com certeza vocês ficarão surpresos com esse fato. O maior estádio de futebol do mundo é o Estádio Primeiro de Maio Rungrado, localizado em Pyongyang, na Coreia do Norte!
Apesar de ser um país completamente fechado, conservador e não possuir nenhum time ou equipe de destaque no futebol mundial, possui o maior estádio ativo do mundo, com capacidade para 150 mil espectadores.
Seria o segundo maior se contarmos o Estádio de Strahov na República Tcheca, mas atualmente não recebe mais eventos esportivos. Infelizmente, mesmo com toda sua grandeza, o estádio recebe poucos eventos esportivos.
O nome do estádio monumental da Coreia do Norte, deriva da ilha onde ele foi construído (Rungra) e do dia de sua inauguração – no dia do trabalho norte-coreano, em 1 de maio de 1989.
Infelizmente, apesar de toda sua grandeza, o maior estádio de futebol do mundo recebe poucos jogos. Apenas a Seleção Coreana de Futebol joga lá e acaba sendo mais utilizado para o festival Arirang, que ocorre todo ano com shows de ginástica e dança em homenagem ao líder coreano Kim Jong-il.
Arquitetura e Design
Só a partir da capacidade impressionante de jogadores já é possível ter uma ideia da grandeza desse estádio. Possui 8 andares, 60 metros de altura e 22500 m² de área construída.
Este gigante do futebol ostenta uma estrutura de 16 arcos dispostos em um anel na forma de uma flor magnólia. Apesar da sua grandeza, o estádio só se tornou o que é, com esse número gigantesco de capacidade em 2014, após uma reforma.
Eventos notáveis
Depois das Olimpíadas de Verão de 1988, que aconteceram em Seul, na Coreia do Sul, a Coreia do Norte dobrou seus esforços para se apresentar como um estado coreano legítimo. Dessa forma, se propôs a organizar o 13º Festival Mundial da Juventude e do Estudantes em Pyongyang em 1989.
Os projetos de construção foram iniciados em preparação para o festival, um dos quais – e talvez mais notável – o estádio Rungrado de 1º de maio. Na época da conclusão foi o maior estádio construído na Ásia.
De lá para cá, muito mudou. As relações políticas entre as Coreias se intensificaram em oposição e a Coreia do Norte se distanciava cada vez mais de uma boa relação internacional com outros países. Esse fator dificulta que esse, o maior estádio de futebol do mundo, seja palco para grandes jogos a nível mundial.
No entanto, já houveram eventos notáveis mundialmente e eventos anuais locais:
- Eventos notáveis
- Cerimônias de abertura e encerramento do 13º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes em 1989
- Colisão em evento de wrestling profissional na Coréia em 1995
- 2018 Cúpula Inter-coreana Pyongyang
- Eventos anuais
- Festival Arirang
- Maratona de Pyongyang
E aí, gostou de conhecer um pouco sobre o maior estádio de futebol do mundo? Realmente sua estrutura, design e arquitetura são impressionantes. Muitos ficam surpresos ou até desconfiados de saber que o estádio se encontra na Coreia do Norte.
A curiosidade de visitar um estádio desse é grande, mas infelizmente, é muito difícil conseguir ter acesso ao país.